sábado, 14 de novembro de 2009

AMANTIS tinto 2005


Ontem fui á minha adega e de lá retirei um vinho que á muito esperava por uma ocasião especial, refiro-me ao AMANTIS tinto 2005. Bebi-o pela última vez á mais de um ano atrás e já era um “ Senhor “ vinho mas, resisti á tentação e guardei algumas garrafas á espera de ver como evoluía, o que, agora fui verificar.


Que vinho. Acho que tudo o que se tem escrito sobre este vinho fica aquém daquilo que encontramos. É sem dúvida um dos excelentes vinhos que tive oportunidade de provar nestes últimos tempos. É um vinho que requer paciência e dedicação. Paciência em deixá-lo respirar por um largo espaço de tempo e dedicação em termos de prova pois vai nos surpreendendo a cada instante.


Feito a partir das castas “ Petit Verdot”, “ Syrah”, “Cabernet Sauvignon” e uma pequena percentagem de “ Touriga Nacional” (10%), apresenta um bouquet excepcional, notas de groselha, menta, especiarias com taninos muito suaves e uma textura muito sedosa, gordo e com final persistente que quando acaba já nos deixa saudades.

Que agradável surpresa.


Obrigado DONA MARIA.

Venham mais como este.


Aconselho a quem tiver a consumir desde já ou, se resistirem, a guardarem umas “ garrafitas” por mais uns anos

Sem comentários:

Enviar um comentário