quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mon Cherie


Finalmente já chegaram

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vinhos de Portugal 2010


Hoje ás 18H00 no "Hotel do Colégio" lançamento do livro " Vinhos de Portugal 2010" pelo seu autor João Paulo Martins seguido de prova de vinhos.
Sábado a não esqueçer o grande jantar de encerramento do Curso de provas de vinho pelas 20H00 ( 6 pratos e 6 vinhos).

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A BOMBA

Afinal não é de doidos, está mas é mesmo tudo doido.

1-Como é possível que se ponha em causa um parecer de um Professor Catedrático especialista em vulcanologia e que durante dezenas de anos foi o principal responsável pelo Centro de Vulcanologia e membro do hoje SIVISA?

2- Algum dos pareceres da Câmara Municipal da Povoação é destas Entidades?

3- Quais são os conhecimentos científicos ou mesmo profissionais do Sr. Presidente da Câmara Municipal sobre esta matéria?

4- Os pareceres das Direcções Regionais não são só sobre as matérias da sua competência? Ou seja não são sobre o risco vulcânico não é?

5- E o Governo Regional não faz nada? Será porque são da mesma cor política?

6- E os Deputados?

7- Alguma Seguradora cobre o risco daquela “Bomba”?

8- Se houver problemas quem é o responsável?

Por favor quem de direito responda as estas simples perguntas de leigo na matéria

domingo, 15 de novembro de 2009

RESTAURANTE BRILHANTE

Fui esta semana pela primeira vez ao “Restaurante Brilhante” ali muito perto do Hospital do Divino Espírito Santo. Uma agradável surpresa. A sala e bar estão muito bem decorados predominando a madeira envernizada, com bastante luz e um serviço amável e eficiente (não fosse o próprio proprietário a fazê-lo mais ninguém o faria não é?).

Apresenta várias entradas sendo que a “Regional” é das melhores que temos experimentado com pé de torresmo quente, debulho, torresminhos brancos e ananás sendo o debulho e o pé de torresmo da Salsicharia Viveiros das Capelas, ou seja, melhor é impossível.

Quantos aos pratos principais, muito por onde escolher, mas no nosso caso, optamos por “Iscas de Fígado” e que iscas, fininhas, pequeninas, bem passadas com o molho até dizer chega, fazendo lembrar as melhores iscas que havia em S. Miguel do saudoso Borges da Relva. Como acompanhamento á escolha do cliente batatinhas cozidas com molho de manteiga e salsa ou batatas regionais fritas, ovo estrelado, arroz, o que quisermos o que nos deixa ainda mais satisfeitos.

Sobremesas caseiras em que sobressai o pudim de feijão

Vinhos, uma carta generosa a preços talvez um pouco elevados mas que não é razão para o trocarmos pela velha cerveja. Optamos por um José de Sousa o qual casou muito bem com as Iscas.

A voltar.

Espaço ****
Entrada****
Prato****
Sobremesa***
Vinho***
Preço – 10 a 20 Euros

sábado, 14 de novembro de 2009

AMANTIS tinto 2005


Ontem fui á minha adega e de lá retirei um vinho que á muito esperava por uma ocasião especial, refiro-me ao AMANTIS tinto 2005. Bebi-o pela última vez á mais de um ano atrás e já era um “ Senhor “ vinho mas, resisti á tentação e guardei algumas garrafas á espera de ver como evoluía, o que, agora fui verificar.


Que vinho. Acho que tudo o que se tem escrito sobre este vinho fica aquém daquilo que encontramos. É sem dúvida um dos excelentes vinhos que tive oportunidade de provar nestes últimos tempos. É um vinho que requer paciência e dedicação. Paciência em deixá-lo respirar por um largo espaço de tempo e dedicação em termos de prova pois vai nos surpreendendo a cada instante.


Feito a partir das castas “ Petit Verdot”, “ Syrah”, “Cabernet Sauvignon” e uma pequena percentagem de “ Touriga Nacional” (10%), apresenta um bouquet excepcional, notas de groselha, menta, especiarias com taninos muito suaves e uma textura muito sedosa, gordo e com final persistente que quando acaba já nos deixa saudades.

Que agradável surpresa.


Obrigado DONA MARIA.

Venham mais como este.


Aconselho a quem tiver a consumir desde já ou, se resistirem, a guardarem umas “ garrafitas” por mais uns anos

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

sábado, 7 de novembro de 2009

Feira de vinhos do Hipermercado Solmar

Chamaram-me á atenção que no “HiperSolmar” muitos dos vinhos que se encontram em exposição permanente também se encontram em preço de feira. Efectivamente assim é. Encontrei muitos outros vinhos – alguns de muito boa qualidade – com preços inferiores ao habitual mas, sejamos honestos, em alguns casos a diferença é apenas de alguns cêntimos.


Assim não altero o que seleccionei apesar de ter encontrado, entre outros, desde o célebre Barca Velha passando pelo Chryseia, ao Herdade de Perdigão, á Quinta da Cortesia ou até ao Pequeno Pintor.

Dos vinhos seleccionados aqui vai então e, a pedido de “ várias famílias”, a minha classificação a qual tem a ver com o meu gosto pessoal e não com classificações de qualquer outro enólogo:

Excelente

- Pêra Manca

Muito Bom

-Herd. Perdigão Reserva
-Mouchão
-Má Partilha *
-Amantis

Bom com personalidade

-Quinta da Chocapalha
-Monte do Pintor
-Cartuxa

Bom

-Quinta do Carmo
-Quinta da Pacheca
-Duas Quintas

Bebe-se

-Marquês de Borba
-Vinha do Almo
-Monte Velho
-Chaminé
-Esteva



*Necessário ter em conta a conservação. A nota atribuída tem a ver com uma óptima conservação o que neste caso duvido.


Boas compras.

Mostra Gourmet e Vinícola


Finalmente passei na “Colmeia”. Não há nada a dizer, só se encrontam vinhos de muito boa qualidade a excelentes, a preços muito interessantes.

Não é um evento para qualquer pessoa é mais, se o posso qualificar assim, uma “Mostra Gourmet e Vinícola” para entendidos na matéria com acompanhamento personalizado do próprio Fernando Neves e do seu Escanção. Brilhante iniciativa.
E por falar em iniciativas, não esquecer a semana gastronómica dos restaurantes das Portas do Mar (7 a 15 de Novembro) e, pelo Fernando Neves, no “Restaurante Colmeia” (no Hotel), de mais um curso de vinhos (de 19 a 21 de Novembro) e jantar ( com uma ementa de 6 pratos e 6 vinhos) programado para o dia 21 pelas 20H00.
E ainda há quem diga que não se faz nada nesta santa terra!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

VInhos de Portugal 2010

Já se encontra á venda um dos melhores guias de vinhos que se publica anualmente. E como não poderia deixar de ser, João Paulo Martins continua um pouco irreverente, mas é - para o meu gosto - aquele com quem mais me indentifico.

Feira de vinhos no Hipermercado SOLMAR

Há algum tempo a esta parte que para os “habitues” do Hipermercado Solmar o serviço ali prestado vem manifestando sintomas de que algo não anda bem. Defrontamo-nos com roturas de “stocks”, desaparecimento de marcas de produtos das quais eram-mos clientes assíduos, desaparecimento de produtos ditos “gourmet” de grande qualidade, etc. apesar de, e com franqueza, continuarmos a ser tratados pelas funcionárias e funcionários com a mesma simpatia, profissionalismo e rigor. As respostas que nos dão para colmatar este nosso pertence mal-estar infelizmente não nos satisfazem minimamente, mas á que dar o benefício da dúvida pois trata-se de uma nova gerência. A ver vamos.

No entanto o que me trás aqui hoje não são estas lamurias, mas sim, a feira anual de vinhos deste hipermercado a qual digamos em abono da verdade deu um enorme salto qualitativo em relação aquilo que nos apresentou no ano passado.

A quantidade de marcas não é elevada mas em contrapartida apresenta vinhos de boa qualidade e mesmo do melhor que se faz no País, apesar dos preços nalguns casos pouco ou nada terem a ver com preços de feira. Ter cuidado com a aquisição dos vinhos estrangeiros, estes, na sua maioria, vê-se perfeitamente que são para fim de stocks.

Assim e sem mais delongas aqui vão as minhas sugestões:

Acima dos 100 Euros:

- Pêra Manca 2005 161,13

Acima dos 20 Euros:

-Herd. Perdigão Reserva 2005 24,90
-Mouchão 2001 29,44
-Quinta da Chocapalha 2003 20,94
-Má Partilha 1997 20,32

Acima dos 10 Euros:

-Amantis 2005 14,30
-Monte do Pintor 2006 10,86
-Cartuxa 2006 15,99
-Quinta do Carmo 2003 12,99
-Quinta da Pacheca 2006 10,24

Abaixo dos 10 Euros:

-Duas Quintas 2007 9,99
-Marquês de Borba 2008 5,89
-Vinha do Almo 2007 5,25

Abaixo dos 5 Euros:

-Monte Velho 4,89
-Chaminé 4,59
-Esteva 3,99


Estas são as minhas sugestões, independentemente de estar ou não de acordo com os preços apresentados, mas existe muito mais por onde escolher, depende do gosto e da carteira de cada um.

Só mais um pormenor, quanto aos estrangeiros são quase todos espanhóis com idades desde 1994 e a preços que variam entre os 9 e os 20 Euros salve raras excepções.

Boas compras

domingo, 1 de novembro de 2009

LUSOVINI

Os fundadores da Dão Sul, Joaquim Almeida e Casimiro Gomes vão liderar uma nova distribuidora, o projecto chama-se Lusovini e apresenta-se no mercado não é só para vender vinhos, mas sobretudo para criar marcas.


"Não é possível hoje pensar um produto para o mercado sem ligá-lo à produção e vice-versa. A produção, no passado até recente, fazia um vinho e depois é que ia ver se o mercado o queria. Nós agora fazemos ao contrário", explicou à Agência Lusa Casimiro Gomes, antigo presidente da Dão Sul e como mesmo cargo na Lusovini, que terá sede em Coimbra. (In Expresso).

Então por favor venham cá falar comigo para vos dizer como é que gosto de um vinho. Está bem?

Agora é que vou ter “Pomadas” a meu gosto.

LOL