terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Como “Classificar” um Vinho

Tenho sido desafiado inúmeras vezes por amigas e amigos a ajudá-los a clarificar como se prova um vinho.

Não vamos para já falar de provas, mas antes de classificar ou de “rotular” Vinhos. Deixemos as provas para mais tarde. Vamos primeiro arrumar a casa.

De uma forma realmente simplista, e digo simplista porque é mesmo simplista aqui fica uma achega.

Classificar um vinho é algo bastante complexo mesmo para aqueles com formação específica na matéria, e basta um exemplo, um mesmo vinho pode ser rotulado por enólogos de renome internacional de péssimo a óptimo. Não acreditam? Folhêm alguns dos livros que anualmente são publicados sobre os vinhos do nosso país ou estrangeiros e terão certamente inúmeras surpresas.

Classificar um vinho é tão ou mais difícil que caracterizar uma mulher ou um homem. Exemplos? Eles ou elas podem ser Loiras, morenas, pretas asiáticas, vermelhas, ruivas. Os vinhos podem ser tintos, rubi, brancos rosês, verdes, espumantes generosos. Eles ou elas podem ter milhares de cheiros, os vinhos também. Eles ou elas podem ser apimentados, doces ou ácidos, etc. os vinhos também. Eles ou elas têm humores repentistas, o vinho também (depende do estado de espírito de quem o toma).

Em suma meus amigos dependendo do seu estado de espírito, da companhia, da iguaria ou de 500 mil outros factores um vinho pode numa ocasião ser o melhor do mundo e no dia a seguir ser bom apenas e talvez para fazer um cozinhado.

Tudo o que os rótulos traduzem em termos de características organolépticas, etc. etc. depende muito do gosto, da ocasião e sobretudo da disposição e companhia de quem o rotulou

Tudo o que vos disserem a mais é já linguagem de “experts”.

Para finalizar não se assustem com os termos como por exemplo frutos vermelhos, terroir, taninos fortes, mel, cabedal, e muitas outras coisas que tal. Lá porque beltrano encontrou tais cheiros ou sabores você não tem que necessariamente encontrá-los. Descubra por você mesmo e de certeza que o vinho lhe saberá bem melhor.

E Assim, depois falaremos de provas.

Quanto aos Quintas, Herdades, Escolhas, Grandes Escolhas, Monocásticos, etc. falaremos igualmente noutra ocasião

Já sei que com esta minha opinião os Srs. Enólogos me vão atirar aos cães mas para um (a) leigo (a) julgo que ajudei um pouquinho Não?

11 comentários:

  1. Já houve tempos em que tive a veleidade de envelhecer uma garrafeira. Tudo começou em 1985, para o meu filho ir tendo garrafas com a sua idade. À medida que os tenho aberto, vou vendo que em muitos casos algumas garrafas envelheceram muito bem (Douro e Dão, alguns Bairrada, muito raros alentejanos), contra uma desgraça da maioria do mesmo lote. Não é questão do vinho, mas principalmente da rolha, que quase apodreceu e se tornou porosa.

    E dizemos que somos o top mundial da cortiça?

    ResponderEliminar
  2. Caro JVC,
    como era a sua garrafeira em termos de humidade?
    É que aqui nos Açores nem com a cortiça melhor do mundo.

    ResponderEliminar
  3. Caro Regedor,

    A Humidade aqui nos Açores é um problema menor que no Continente. A Humidade ideal é de 70 a 75% se for inferior a estes valores (caso corrente em Portugal Continental) é que se dá a secagem da rolha e daí advêm os problemas mencionados pelo JVC que são tambem dependentes claro está da qualidade da cortiça utilisada

    ResponderEliminar
  4. boa tarde, acrescentei-o no João Á Mesa.

    abraço,
    JB

    ResponderEliminar
  5. Caro João Barbosa,

    Sinto lisonjeado e que....orgulho

    Muito Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Caro DonVoxx,

    muitas vezes nos Açores temos vários dias seguidos de humidade superior a 90%... o que faz criar bolores e deteriorar as rolhas

    ResponderEliminar
  7. Claro. Daí ter-se a necessidade de uma adega ou armário climatizado. No caso de adega - entenda-se local apropriado - por vezes um desumidificador é suficiente senão " Mon Ami" só com ar condicionado

    ResponderEliminar
  8. Hello tо everу onе, іt's really a pleasant for me to pay a quick visit this web page, it consists of precious Information.

    Also visit my homepage v2 cigs review

    ResponderEliminar
  9. Pretty component to contеnt. I sіmрly stumbled upon your site and in acсession cаpital to claim
    that I acquіre in fact enjoyeԁ acсount уour blog posts.

    Anywaу I'll be subscribing for your feeds or even I achievement you access consistently fast.

    Here is my site ... http://biolocation.ru/

    ResponderEliminar
  10. I read this post completely аbout the resemblance of newest and earlier technologies, it's amazing article.

    Feel free to surf to my web site; just click the up coming page

    ResponderEliminar
  11. Hеllo mу family membеr! I want tо say thаt
    thіѕ aгtісlе is аωeѕomе, greаt written and comе with apрroximatelу all νitаl infοs.
    I'd like to look more posts like this .

    My weblog; openwebfoundation.Org

    ResponderEliminar