sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

CRASTO 2007




Muito se tem falado do CRASTO 2007. Para uns é vinho digno de estar num pedestral para outros extremamente elegante e fora da rotina, ou seja encontramos provas bastante diferenciadas quer na sua pontuação quer na sua cor, cheiro e paladar.

Para mim é um bom vinho e nada mais que isso. Pelo seu preço - +/- 9 euros - e por aquilo a que a Quinta de Crasto nos tem habituado não passa de mais um vinho agradável, como não podia deixar de ser muito jovem de cor granada escura onde ao contrário do que muitos dizem foi-me difícil encontrar os tais taninos fortes e onde o sabor sugere frutos silvestres. É sem duvida um vinho simples, nada complexo mas demasiado caro para o dia a dia e demasiado simples para acompanhar iguarias mas muito bom para saborear com uns bons queijos

domingo, 22 de fevereiro de 2009

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

FEIRA DE VINHOS DO MODELO II

Afinal parece que diariamente novos vinhos têm surgido na feira e, mais importante, durante este fim-de-semana existem descontos entre os 25% e 75% em algumas boas pingas.

É aproveitar.

RESTAURANTE GATO MIA

Restaurante afamado da ilha de S. Miguel na freguesia da Ribeirinha, Cidade da Ribeira Grande


Sala de Design moderno, talvez um pouco fria mas que com a riquíssima carta de vinhos depressa se torna extremamente agradável.

Serviço tipo familiar onde o profissionalismo se mistura com brincadeiras como se de familiares se tratasse. Há quem goste, quem faça por não perceber ou pura e simplesmente desligue.

Ementa bem elaborada sujeita ultimamente – e bem – a algumas modificações.

O Nosso Jantar

COUVERT ***
Composto por vários pratinhos de:

-Ovas de peixe
-Favas
-Polvo cosido
-Queijo da ilha com compota de abóbora
- Búzios cosidos

Tudo muito bem confeccionado mas a bom da verdade a precisar de outra alternativa

ENTRADA****

AÇORDA DE CAMARÃO – Voltou – após algum tempo em que parecia que não estávamos no GATO MIA- a ser aquele prato que faz muita gente lá ir. Diferente do habitual com aquele toque que todos nós gostaríamos de descobrir mas que peca por vezes por excesso de orégãos.

PRATOS PRINCIPAIS

BACALHAU FRITO COM MOLHO DE CAMARÃO– Inovação da ementa habitual. Muito bem conseguido pecando somente pela insipiência do molho. Não se dava pela maresia, pelo gosto do marisco de qualquer modo ****

TELHA DE CHERNE COM LULAS – Prato, de misturas de temperos com um dos mais saborosos peixes gordos que envolto – se assim se pode dizer- pelos “Calamares” lhe dá um toque digno dos grandes “Chefs”*****

SOBREMESSAS

As normalíssimas sobremessas que se encontram onde quer que se vá. A Necessitar urgentemente de grande inovação *

A brincadeira final do “ Chá Especial” precisa de um toque diferente onde o sabor seja mais neutral.

NOTA FINAL ****

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

QUAL O FUTURO DO PS-AÇORES

Hoje um grupo de amigos aquando do café matinal matutava sobre qual o futuro do PS-Açores e a conclusão final foi:

1- José Contente– Parece o eterno Vice.Rei
2- Vasco Cordeiro – Parece o Delfim mal amado
3- Sérgio Ávila – O “Superavit” que nem a Terceira desperta
4- André Bradford – O Meteoro que chegou viu e venceu a máquina partidária mas que as bases não conhecem
5- Carlos César – Para bater o “record” de Mota Amaral e mostrar (perante o PS) que não tem medo da Berta Cabral

Ou seja não há conclusão final, 5 hipóteses mas ficamos todos na mesma. Qual será o futuro?

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

EXIGIMOS AVIÃO Á NOITE


Funcionários da SATA exigem aquando da nova frota (Dash) da companhia a permanência nocturna de uma aeronave na Ilha bem como a manutenção dos postos de trabalho (mecânicos e pessoal de voo) agora existentes e apontam como principal razão (pelo menos a fazer crer nas noticias dos OCS) a salvaguarda de pessoas e bens em caso de catástrofe.

Será mesmo esta a razão? Se assim é a SATA tem que ter um avião em cada ilha pois os Corvinos, graciosensses, etc. são igualmente também filhos desta santa terra de nome Açores. É ou não é?

Quanto á manutenção dos postos de trabalho que se saiba as aeronaves continuam a passar na ilha dos toiros não é? Sendo assim porque cargas de água é que desapareciam postos de trabalho. Penso que a razão é outra. Ou não será? Limpar, tratar e pilotar um piriquito não é o mesmo que tratar de vários papagaios.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Como “Classificar” um Vinho

Tenho sido desafiado inúmeras vezes por amigas e amigos a ajudá-los a clarificar como se prova um vinho.

Não vamos para já falar de provas, mas antes de classificar ou de “rotular” Vinhos. Deixemos as provas para mais tarde. Vamos primeiro arrumar a casa.

De uma forma realmente simplista, e digo simplista porque é mesmo simplista aqui fica uma achega.

Classificar um vinho é algo bastante complexo mesmo para aqueles com formação específica na matéria, e basta um exemplo, um mesmo vinho pode ser rotulado por enólogos de renome internacional de péssimo a óptimo. Não acreditam? Folhêm alguns dos livros que anualmente são publicados sobre os vinhos do nosso país ou estrangeiros e terão certamente inúmeras surpresas.

Classificar um vinho é tão ou mais difícil que caracterizar uma mulher ou um homem. Exemplos? Eles ou elas podem ser Loiras, morenas, pretas asiáticas, vermelhas, ruivas. Os vinhos podem ser tintos, rubi, brancos rosês, verdes, espumantes generosos. Eles ou elas podem ter milhares de cheiros, os vinhos também. Eles ou elas podem ser apimentados, doces ou ácidos, etc. os vinhos também. Eles ou elas têm humores repentistas, o vinho também (depende do estado de espírito de quem o toma).

Em suma meus amigos dependendo do seu estado de espírito, da companhia, da iguaria ou de 500 mil outros factores um vinho pode numa ocasião ser o melhor do mundo e no dia a seguir ser bom apenas e talvez para fazer um cozinhado.

Tudo o que os rótulos traduzem em termos de características organolépticas, etc. etc. depende muito do gosto, da ocasião e sobretudo da disposição e companhia de quem o rotulou

Tudo o que vos disserem a mais é já linguagem de “experts”.

Para finalizar não se assustem com os termos como por exemplo frutos vermelhos, terroir, taninos fortes, mel, cabedal, e muitas outras coisas que tal. Lá porque beltrano encontrou tais cheiros ou sabores você não tem que necessariamente encontrá-los. Descubra por você mesmo e de certeza que o vinho lhe saberá bem melhor.

E Assim, depois falaremos de provas.

Quanto aos Quintas, Herdades, Escolhas, Grandes Escolhas, Monocásticos, etc. falaremos igualmente noutra ocasião

Já sei que com esta minha opinião os Srs. Enólogos me vão atirar aos cães mas para um (a) leigo (a) julgo que ajudei um pouquinho Não?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

JANTAR DE NAMORADOS NA COLMEIA

A experiência do jantar dos namorados do Restaurante Colmeia não poderia deixar de nos surpreender. Digo isto porque o Fernando Neves e a Chef Guiomar fazem uma parelha onde a inovação é normalmente uma constante. No entanto as surpresas deste ano tanto tiveram de muito bom como de muito estranhas.

Vamos por partes:

Entrada – TRILOGIA DE SABORES DO MAR *****

Uma entrada já nossa conhecida e que considero uma das inovações mais bem concebidas - da qual não desvendo o mistério – que só por si vale uma deslocação á Colmeia. Acompanhava brilhante entrada um Espumante Rosê Luís Pato que pecava um pouco pela frescura mas casava bem.

Prato de Peixe – LOMBINHOS DE PEIXE ENVOLTO EM CENOURA E MOLHO ESPUMANTE ****

Prato delicado que requer um longo saborear para não nos perdermos no gosto por vezes demasiado intenso da cenoura que encobre a delicadeza do espumante. Acompanhava um Espumante S. Domingos ou um Branco Couceiro- Mor. Claramente que o espumante era a melhor escolha mas talvez não este e sim um verdadeiro Brut ou quem sabe um espumante verde?

Prato de Carne – LOMBINHOS DE PORCO COM MOLHO DE CHOCOLATE **

Talvez a desilusão da noite. Não sei. Esperava outra coisa ou as minhas expectativas eram demasiado altas. A Meu ver aquele chocolate estava demasiado forçado (até porque em seguida em sobremessa nos deram uma bomba de chocolate). Na ocasião via mais um molho Chutney de Ananás escorregadio, delicado mas ao mesmo tempo picante e acídulo. Quanto á companhia o Castelo D’Alba. O que dizer? A ocasião merecia algo um pouco mais sofisticado.

Em suma, um jantar especial com um pouco de tudo. Iguarias fantásticas e outras menos conseguidas mas que tendo em conta o romantismo que pairava no ar no final o que menos importava era o que se comia. O mais importante era a (o)companheira (o).

Nota Final ****

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Carne com molho de ostras

Eis uma receita muito rápida e fácil para um daqueles dias de cansaço e de falta de vontade de cozinhar mas digna de uma das iguarias dos Deuses.


Ingredientes


2 Bifes do pojadouro muito finos Passados na máquina 2 vezes
6 Chalotas ou 1 cebola grande
Gengibre descascado e cortado em fatias muito finas (+/- 6 fatias)
½ copo de vinho branco
1 caldo de carne Knorr
Azeite
Pimenta preta qb
Molho de soja qb
Molho de ostras qb

Preparação

Desfaz-se o caldo Knorr no vinho branco e reserva-se
Bate-se os bifes (até quase ficarem a se desfazer) e corta-se em quadradinhos com mais ou menos 2x2 cm
Numa frigideira de bordos altos ou numa panela põe-se um fio de azeite. Quando o azeite estiver bem quente junta-se a carne e mexe-se deixando fritar mais ou menos 30 segundos. Retira-se a carne com o molho e reserva-se. Volta-se a por na frigideira um pouco de azeite deixa-se aquecer e junta-se as chalotas (ou a cebola cortada ás rodelas) mais o gengibre e deixa-se fritar até ficar transparente, junta-se o vinho branco com o caldo Knorr previamente reservado o molho de soja e molho de ostras a gosto mais a pimenta preta provando até obter-se o sabor desejado e em seguida junta-se a carne e deixa-se ferver mexendo sempre durante 1 a 2 minutos.

Serve-se acompanhado de arroz branco ou massa chinesa

Voilá

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sexta-Feira 13

Sexta-Feira 13 é coisa comum para os moradores da Av. Cecília Meireles e bairros adjacentes ali para os lados da Fajã de Cima. Já lá vão mais de 3 anos que não sabem como chegar a casa pois ao saírem de manhã deparam-se com determinadas obras e cortes de estrada e ao fim do dia a situação é outra pelo que têm de andar ás voltinhas por vezes quase ir á freguesia vizinha da Fajã de Baixo. Mas o cumulo chegou agora pois vão esburacar a própria Av. Cecília Meireles que com pompa e circunstância até teve direito a visita oficial. É ou não é uma sexta-feira 13 já demasiado comprida? Ah, e para cumulo num prédio de estufas ali ao lado um " filósofo" qualquer andou a criar porcos sem que as autoridades ligassem nenhuma ás queixas e quando o fizeram vai daí, o chico esperto passou de pocilga para canil pois pôs-se a criar cães de caça.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Feira de vinhos do Modelo

É meus amigos, a feira de vinhos do modelo já não é o que era. De qualquer modo aqui vão aqueles que a meu ver sobressairam em termos de qualidade/preço conforme prometido:

- Quinta das Baceladas - um bairrada que até nem parece pois a percentagem de Baga é muito pequena- vinho para guardar uns anos largos. Se for como o de anos anteriores basta dizer que o de 1999 só agora atingiu o seu auge. A ver vamos.

- Quinta de Pancas - os vinhos desta quinta nunca deixaram ninguem mal. É um média gama em termos de preço/qualidade, para consumo como se costuma dizer de fim-de-semana e em boa companhia.

- José de Sousa - Já muito conhecido e a preço muito razoável

Quanto ao resto meus amigos talvez o Grand' Art Alicante Bouchet saia um pouco da paisagem desértica.

Para finalizar uma dica, vão á GARRAFEIRA na Avenida marginal pois têm lá algumas velharias a preços muito razoáveis. Cuidado eu disse velharias!!!

Boas pingas, mas com moderação Ok?

As Sugestões

A Lota

Restaurante do Colégio

O Gato Mia

O Sem Espinhas

A Escola de Turismo

O Pavillon

O Marinheiro

O London

A Boca de Cena

Para não falar das várias promoções das cadeias hoteleiras

Divirtam-se

Comemorar o dia dos Namorados

É, está a chegar o dia. Há muito que tudo está preparado - pelo menos no que me diz respeito -mas sei de vários amigos (as) que ainda estão numa de desespero á procura de como passar um dia inolvidável. Para além das típicas flores, dos peluches, das roupas íntimas, das joalharias a grande questão que me colocam invariavelmente é onde jantar. O problema reside exactamente aí pois a estas horas será já muito dificil encontrar um lugar - pelo menos nos sítios ditos " Gourmet"- no entanto aqui ficam algumas sugestões aleatoriamente:

Abertura

Finalmente chegou-se o dia. Dia de chuva, frio, triste mas que no que diz respeito a este Blog é de alegria pois finalmente chegou-se o dia.

Do que escreverei aqui só o teclado o sabe por enquanto, mas política de um apolítico, malvadezas, coisas giras, gastronomia, vinicultura, e outras coisas mais concerteza.

Vamos a ver o que isto vai dar.