quinta-feira, 12 de março de 2009


Produzido pelo enólogo José Neiva Correia para a DFJ Vinhos de Vila Chã de Ourique provamos o GRAND’ARTE – ALICANTE BOUCHET.

Vinho de 2005 com um teor de álcool de 13,5% vol.

Conforme o nome indica é um vinho produzido exclusivamente da casta Alicante Bouchet e que segundo José Neiva Gouveia “ é um vinho encorpado e de cor intensa, apresenta-se complexo com deliciosos sabores de frutos silvestres, ameixas e figos. Um pequeno estágio em madeira aufere-lhe subtis notas de especiarias tais como canela e pimenta preta”.

Quanto a nós a primeira impressão é que é um vinho vindo das TREVAS e isto pela sua cor negra, demasiado negra impenetrável é deveras impressionante a sua cor, é um vinho jovem que julgo que nos irá surpreender com o tempo, não muito, mas se calhar dentro de 2 a 3 anos ou talvez mais nos diga afinal quem realmente ele é. Para já o seu aroma inicialmente fechado – mas por muito pouco tempo – desabrocha numa mistura de frutos – até parecia que estava a entrar nas frutarias Almeida – em que sobressai efectivamente a ameixa, a nossa amora silvestre e talvez lá no fundo tâmaras confundidas com madeira.
Na Boca, surpreende pela sua densidade temos a sensação de boca cheia, mas guloso onde o gosto da ameixa e das amoras anteriormente encontradas no cheiro vêm ao nosso encontro mas para nosso gladio ainda acompanhadas de partículas de chocolate com final de charme.

É sem duvida uma boa escolha, é um vinho da chamada “nova vaga”, vinho para se degustar por si só mas que irá também muito bem com alguns pratos especiais. Vejo-me perante – por exemplo o atum do Chef. Rieff nos seus dias sim.

Quanto ao preço, lamentavelmente para nós encontra-se á volta dos 9 Euros.

PS: Ainda não dou classificações. É de propósito pois ainda não falamos delas. Tá?

5 comentários:

  1. Darias um bom contributo classificar não só os vinhos como os Restaurantes....
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Filipe Franco,

    No que diz respeito aos vinhos espero(se houver tempo disponível para o efeito)na próxima semana debruçar-me sobre o assunto. Quanto aos restaurantes já vou dando umas ideias com as estrelas, mas tens razão tenho que me explicar, por isso " mea culpa".

    ResponderEliminar
  3. SEXTA (FEIRA) DE GASTRONOMIA & VINHOS...CASA DE SABICOS
    Jantar - 27 de Março 2009 - 19 Horas
    Restaurante "O ALOENDRO"
    Reguengos de Monsaraz
    VENHA DISFRUTAR O QUE DE MELHOR SE FAZ NO ALENTEJO
    PARTICIPAÇÕES LIMITADAS. RESERVE JÁ!
    TELEM. 969 067 073 TELEF. 266 502 109

    http://restaurantealoendro.blogspot.com/2009/03/o-aloendro-gastronomia-vinhos-casa-de.html

    ResponderEliminar
  4. A abrir brevemente o gato mia na relva(antiga toca do abade) Aberto das 19H00 as 2hoo.

    Muito petisco, Muita cerveja, a melhor garrafeira possivel, um espaço mais intimista que vai do prato ao prego as duas da manha.
    Espero o voso contribuito com sugestões ajudem-nos a criar um bom espaço.

    Rui Ramos "o gato mia"

    ResponderEliminar
  5. Vir de "O Gato Mia" já é uma boa referência. Vamos a ver que boas surpresas nos esperarão.
    Uma Boa sugestão é ter a Copo um denominado "Vinho do Dia"(diferente diariamente), sendo estes de média alta qualidade que por sí só chame o cliente ou seja trazer clientes com base no vinho e não no Petisco (Claro que um chama o outro - mas ter um bom petisco e vinho a martelo não atrai ninguem).

    Boa Sorte

    ResponderEliminar